Notícias

Mais de 58 mil atendimentos na Ação Global de Tanguá

Um total de 58.744 atendimentos foram realizados na Ação Global deste sábado, dia 27, no município de Tanguá. O registro tardio ainda foi um dos principais serviços oferecidos pelo mutirão de cidadania promovido pela Globo, em parceria com o Sesi, no Ciep João Batista Caffaro. A atriz Fabíula Nascimento (foto), a Paulucha de I Love Paraisópolis, esteve presente e brincou com o público.
– É uma ação com a cidadania, para tornar uma pessoa cidadã existente, para dar chance e oportunidade para pessoas que não têm condição financeira de serem cidadãos. E a Ação Global já existe há muitos anos. É um trabalho super sério com o Sesi. A gente vê que funciona – garantiu a atriz.

A dona de casa, Josely Valdevino de Vasconcelos, 35 anos (foto), aproveitou para registrar o encontro com a atriz. Como outras noivas que passaram pela Ação Global de Tanguá, ela passou pelos cuidados de voluntários que ajudaram a preparar maquiagem, cabelo e unhas para o grande dia.
– Moramos juntos há cinco anos. Há três, ele me pediu em casamento, mas eu achava que não ia durar, porque ele é muito novo. Mas agora sei que ele é o cara certo. Então, quando fiquei sabendo da Ação Global, não falei nada. Deixei pra fazer surpresa. Avisei pra ele um dia antes – explicou a dona de casa.

A ação, que reuniu um público de 23.498 pessoas, ofereceu outros importantes serviços, como o registro civil de adultos — certidão de nascimento para aqueles que perderam documentos. O público também teve à disposição orientação jurídica, emissão de documentos (1ª e 2ª vias da identidade), consultas ao SPC e Serasa e registro de cadastro positivo.
– Gosto de participar deste tipo de trabalho. A gente sai do dia a dia, do conforto e vem ver um pouco da realidade. Acho que muita gente no Brasil deveria experimentar um choque de realidade. Hoje atendemos um rapaz de 23 anos, que foi trazido pelo seu empregador porque nunca teve certidão de nascimento. Atendemos também uma senhora de 75 anos na mesma situação – contou Fernando Lamim, 68 anos, funcionário do Serviço de Promoção a Erradicação do Sub registro de Nascimento e a Busca de Certidões (Sepec) do Tribunal de Justiça.

Na tenda Qualidade de Vida, o Sesi promoveu atividades saudáveis relacionadas à alimentação e bons hábitos para toda a família. No “bocão” inflável, as crianças foram orientadas sobre a saúde bucal. os pequenos ainda puderam se divertir nos brinquedos infláveis, oficinas de xadrez, pintura de rosto e bola mania. A Secretaria municipal de Cultura e Turismo de Tanguá montou uma gibiteca, com livretos disponíveis para a leitura.

Ouvidoria da Câmara

A grande novidade do evento foi a Ouvidoria da Câmara Municipal de Vereadores que funcionou durante a Ação Global. Muito satisfeito, o presidente do Legislativo tanguaense, o vereador Luciano Lucio (PSDB), comentou que recebeu inúmeros elogios pela iniciativa, segundo ele, “pioneira numa Ação Global”. Outro fator apontado pelo parlamentar como positivo foi a disposição das pessoas em procurar a Ouvidoria para fazer as suas queixas, críticas, elogios, sugestões, solicitações etc.

Ação Global

O projeto, uma parceria Globo e Sesi, tem por objetivo a inclusão social e o fortalecimento da cidadania por meio da oferta de serviços e informações. Centenas de voluntários – entre elenco da Globo, profissionais de órgãos públicos, instituições privadas e ONGs – se mobilizam em um mutirão de solidariedade para contribuir com o desenvolvimento pessoal e transformar a realidade de milhares de pessoas. Ao longo dos 22 anos de história, a Ação Global já passou por grandes capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e por pequenas cidades no interior do país como Piripiri (Piauí), Araguaína (Tocantins) e Cruzeiro do Sul (Acre). Este ano, a edição da Ação Global Nacional realizou mais de 1,2 milhão de atendimentos e contou com 22 mil voluntários.

Fonte: G1

Seleção de Tanguá faz bonito na semifinal do Estadual de Ligas

Garra e determinação devem fazer parte da nossa vida. E a seleção Sub-17 do nosso município mostrou que isso é uma realidade. Jogando no Estádio Alziro de Almeida, o Alzirão, no último sábado (27/06), a equipe tanguaense virou um placar adverso contra a seleção da casa (Itaboraí) e venceu pelo placar de 4x1. Chama atenção o fato de que a seleção tanguaense havia perdido para o Itaboraí por 2x0 jogando em seus domínios e conseguiu uma classificação histórica. Nos próximos dias, 11 e 18 de julho, a equipe tanguaense disputa a final da competição contra a seleção de Magé. O primeiro jogo é no campo do Só Cana, a segunda partida no campo do Bonfim. Parabéns aos nossos meninos e a comissão técnica!

Lona na Lua pode chegar a Tanguá

A Câmara de Vereadores recebeu nessa terça-feira (09/06), o ator e diretor do projeto Lona na Lua, José Carlos Gomes Novais, o Zeca Novais. É real a possibilidade de o projeto ter uma representação no município de Tanguá. O Lona na Lua, que nasceu em Rio Bonito, e no último mês de maio foi conhecido por todo Brasil através do quadro “Um Por Todos, Todos Por Um”, do programa Caldeirão do Huck, já chegou a Silva Jardim e pode aportar em Tanguá. O presidente da Câmara, vereador Luciano Lucio é um dos grandes entusiastas desse projeto.

No último dia 2 de junho, o presidente escreveu em seu perfil pessoal no Facebook, que esteve com a representante do empreendedor que vai doar um terreno para o Lona na Lua ser recebido pelo município de Tanguá. "Sonho de anos atrás cada dia mais perto de se tornar realidade. Quero agradecer ao Prefeito Válber Marcelo por ter intercedido e compreendido a importância do Lona aqui em Tanguá. Será, para mim, uma das maiores conquistas de minha história na política local", escreveu Luciano.

Câmara de Tanguá se prepara para promover o 1º Fórum de Turismo do município

A Câmara Municipal de Tanguá está se preparando para realizar o 1º Fórum de Turismo do município. O objetivo é criar estratégias que explorem e divulguem as riquezas naturais tanguaenses. O evento ocorrerá na casa Legislativa, atendendo o projeto do presidente da Câmara, vereador, Luciano Lucio (PSDB); que anunciou no início da sua gestão, que a Casa Legislativa de Tanguá iria abrigar, além dos trabalhos legislativos, uma série de eventos culturais e educativos. Ainda sem data fechada, o 1º Fórum de Turismo deve acontecer já no próximo mês com a presença do secretário estadual de Turismo, Nilo Sérgio Félix.

 O encontro que definiu a realização do 1º Fórum de Turismo de Tanguá ocorreu na tarde da última quinta-feira (11/06), no gabinete da presidência da Câmara de Tanguá. Presentes para tratar o assunto, o presidente da Fundação de Cultura de Itaboraí, Cláudio Rogério Dutra; a Curadora da Casa Heloisa Alberto Torres de Itaboraí, Verônica Antunes; o secretário de Governo, Cultura e Turismo de Tanguá, Felippe Mattos Monteiro; a secretária municipal de Educação, Esporte e Lazer de Tanguá, Walkíria Mello Moreira; o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Silva Jardim, o turismólogo, Felipe Rocha; o historiador e professor da rede municipal de Educação de Tanguá, Paulo; e o representante da Desk Móveis Escolares, Eduardo Maia.

Além da organização e planejamento do 1º Fórum de Turismo de Tanguá, outros assuntos foram tratados no encontro. O setor turístico da Região como instrumento de fortalecimento da tradição local; como ferramenta para a preservação da história de Tanguá e dos municípios vizinhos; como fonte de emprego, renda e estímulo a economia; como fomento a cidadania e a sensação de pertencimento também foram aspectos comentados no encontro.

– Todos os envolvidos estarão viabilizando programas e recursos o evento e também acertamos a vinda da exposição da Fundação de Cultura de Itaboraí que trata da história de Itaboraí, que obviamente, por Tanguá ter sido Distrito de Itaboraí, acaba sendo parte dessa exposição. A exposição vai circular em vários pontos da cidade e será encerrada na Sessão Solene que acontece em novembro no aniversário da cidade – revela o presidente Luciano Lucio, acrescentando que o poder Executivo dará apoio irrestrito ao Fórum. 

Ferramenta educativa

Outra novidade definida no encontro é o trabalho de pesquisa sobre a história do Legislativo tanguaense proposta pelo professor Paulo, que terá, segundo o presidente da Casa, toda a estrutura para desenvolver esse trabalho. O propósito é disponibilizar as informações aos estudantes tanguaenses, sobretudo os alunos da rede municipal. Tradicional empresa do setor mobiliário para escolas, a Desk concordou, através do seu representante, com a criação de visitações a linha de produção da empresa, que é feita por robôs.

– A ideia é oferecer aos estudantes, sobretudo aqueles que se identificam com a área da tecnologia, estímulos para que ingressem no mercado de trabalho e tenham contato com o setor que os receberão no futuro. A ideia é criar o projeto para os alunos da rede municipal, mas podemos estender a oportunidade também para os estudantes da nossa rede estadual – finalizou Luciano.

Ação da Comissão de Saúde resulta na recontratação dos médicos plantonistas da Policlínica Tanguá

Com o objetivo de apurar denúncias de que o atendimento na Policlínica de Tanguá estava comprometido por conta da demissão de alguns médicos, os vereadores que compõe a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores visitou o local na noite do último dia 21 de maio. A Comissão, que tem o parlamentar Amarildo Henrique (PHS) na presidência, conta com os vereadores Alfredo Marins (PT) e Agnaldo Coutinho (PHS) como membros. Com a concordância do presidente da Câmara, durante a sessão Legislativa o trio foi verificar o funcionamento da Policlínica, que foi assunto na sessão.

– Há duas semanas o atendimento da Policlínica de Tanguá foi muito elogiado, com dois clínicos plantonistas e um pediatra, mas essa semana nós estamos recebendo várias reclamações que esse atendimento estava complicado, porque por necessidade, o município teve que exonerar um clínico. Durante a nossa diligência nós verificamos que tinha muita gente e o médico Rafael disse que o atendimento estava um caos – disse o vereador Alfredo.

Em cerca de uma hora os parlamentares retornaram com um relatório do que encontraram. Segundo o vereador Alfredo Marins, eles foram recebidos pelo médico Rafael. O plantonista, segundo o parlamentar, revelou que com a demissão do outro médico, a prestação de serviço para população realmente ficou prejudicada. O médico lembrou que demanda tem aumentado, inclusive, com a policlínica sendo procurada por pessoas dos municípios vizinhos. 

De acordo com o vereador, Amarildo Henrique, presidente da Comissão de Saúde, eles constataram que a demanda está grande, sobretudo por conta do período de inverno, “o atendimento, que estava padrão, caiu a qualidade, e ficou claro que um clínico não condições de atender bem a população”. Já o vereador Agnaldo Coutinho ressaltou que “por vezes, o medico está no meio de um atendimento de emergência e chega outra pessoa precisando de socorro emergencial. O que fazer nessa hora?”, questiona.

As cobranças dos vereadores e as constatações de queda na qualidade do serviço oferecido sensibilizou o poder Executivo que decidiu pela recontratação dos profissionais médicos que haviam sido demitidos. O anuncio foi feito pelo presidente do Legislativo, vereador Luciano Lucio (PSDB), na sessão do último dia 25 de maio. O parlamentar tucano destacou que esse é o trabalho que se espera da Câmara de Vereadores.

– Temos uma relação muito boa com o poder Executivo, trabalhamos sempre em parceria com o prefeito Válber Carvalho, mas essa relação amistosa não pode impedir a nossa prerrogativa de fiscalizar o poder Executivo. Inclusive quem integra a oposição não pode ser olhado como alguém que comete um ilícito, porque esse colega também está exercendo o seu papel de fiscalizador das ações do poder Executivo – disse presidente, acrescentando que “esta Casa, mostra com essa e outras ações, que ao contrário do que andam dizendo alguns politiqueiros por aí, os vereadores de Tanguá estão trabalhando e atentos aos problemas que o município enfrenta”.