Pontos Turísticos

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira de Tomascar

End: Estrada da Posse - Rio Tomascar.

É formada pelas águas do rio Tomascar, e possui um salto de aproximadamente 5 metros de altura formando logo após uma pequena piscina natural com 2 por 3 metros aproximados de dimensão. São águas claras, transparentes, de temperatura fria, com condições propícias para banhos. A paisagem circundante é caracterizada por áreas de pastagens e capoeiras, além de laranjais e bananais.

 

Serra do Barbosão 

End: Situada entre Tanguá e Sambaetiba,

A Serra do Barbosão faz divisa entre os municípios de Itaboraí e cachoeiras de Macacu. Possui baixas altitudes e uma vegetação composta de pastagens, capoeiras, matas e plantações de bananas. Na paisagem circundante destaca-se antigas fazendas, implantadas ao longo do curso do Rio Macacu. A região é muito procurada para caminhadas, através de suas trilhas, e para a prática de campismo.


Fazenda Pachecos / Capela Nossa Senhora do Desterro 

End: Estrada Municipal IB-19 (próximo ao núcleo urbano de Pachecos)

A casa da Fazenda dos Pachecos situa-se numa das curvas de níveis de uma pequena colina, tendo a sua direita num ponto mais alto, a capela Nossa Senhora do Desterro. Junto à casa existe um pequeno curral, plantação de tangerinas, laranjas e uma horta. A edificação data do século XIX, não tendo registro do ano de construção. Não há referências históricas ou cronológicas de maior importância. A casa sofreu várias reformas, a última em 1933, conforme data inscrita em sua fachada. A edificação acompanha a declividade do terreno. A escada de acesso principal sobe perpendicularmente à fachada frontal, levando a uma varanda alpendrada que ocupa toda a sua extensão (2º piso). O terreno da capela foi desmembrado e atualmente esta pertence à igreja de São José de Itaboraí. A Capela de Nossa Senhora do Desterro, encontra-se no alto de uma colina, a 200m da sede da fazenda. Foi construída pelos donos da fazenda, na mesma época, século XIX, não tendo sido registro históricos, nem o ano da construção. Encontra-se bem conservada sendo nítidas as diversas reformas sofridas que a descaracterizaram. As missas são celebradas pelo padre da Matriz de São João de Itaboraí (sede) de 2 em 2 meses, geralmente aos domingos.
 
Igreja Nossa Senhora do Amparo 

End: Rua Tereza Campins Gonçalves, s/n° - Centro Tel: 21- 2747-1120

 

Fazenda Heródia ou da Posse 

End: Estrada Municipal IB-7.

O conjunto arquitetônico da Fazenda Heródia é constituído pelo alambique, casa de farinha e sede. Situa-se em uma pequena elevação dentro das terras da propriedade, junto a estrada que a corta. O relevo desta região apresenta pequenas colinas desmatadas em grande parte, conseqüência das plantações de diversos períodos. Junto à porteira, que demarca a saída da fazenda em direção a Bulhões, existe uma construção mais recente onde funciona o armazenamento e engarrafamento da cachaça. Não se tem conhecimento do ano de construção, mas sabe-se que data do século XIX. A sede da fazenda sofreu grandes modificações e reformas, a última em 1950. A casa da farinha, que localiza-se nos fundos da sede, possui arquitetura rústica. Em seu interior existe ainda os utensílios de fabrico da farinha de mandioca. O alambique atualmente encontra-se em atividade. A fazenda foi cenário do filme (comédia) nacional. Atualmente vive da lavoura e é a residência de seu atual proprietário.